terça-feira, 3 de julho de 2012

Qual pneu comprar: Pirelli P7 ou Pirelli Phantom?

Para você que está em dúvida sobre qual pneu comprar, vou apresentar a conclusão que tive depois de algumas pesquisas e experiências com os pneus Pirelli P7 e Phantom.

A medida que uso é 195/55 R15, ou seja, 195 mm de largura e 107,25 mm de perfil (195 x 55%) para roda de 15".

É notável que o preço do Pirelli P7 é muito superior ao preço do Pirelli Phantom, mas, ao meu ver, repito, ao meu ver, engana-se quem acredita que o modelo mais caro é o melhor.

Apenas para conhecimento, esse modelo P7 geralmente vem nos veículos Volkswagem que possuem roda de liga leve de 15", como Gol, Fox, Polo, etc.

Uma observação importante: Não é possível dizer qual pneu dura mais, pelo fato de que tal informação depende do veículo utilizado e do modo como o motorista o dirige. Você pode ser um insano que canta pneu em cada esquina que para, ou pode ser um fanático que põe flores para seu carro passar e não danificar os pneus, ou ainda um motorista comum.


Bom, algumas informações me fizeram optar pelo Phantom:

- Em uma rápida pesquisa pela internet, você nota que o modelo Phantom custa em média 35% a menos que o modelo P7.

- Presenciei 4 pneus P7 chegaren ao fim de sua vida por volta de seus 25.000 Km de vida em um VW Gol 1.6 de uso urbano moderado, quando era esperado que chegasse pelo menos aos 40.000 Km.

- Ambos os pneus possuem algumas características idênticas, como a capacidade de carga (515 Kg), o desempenho em piso molhado e o conforto (segundo o site da Pirelli).

- É claro que ninguém vai tentar atingir tais velocidades (espero eu), mas o Phantom 195/55 R15 85W suportam a velocidade de 270 Km/h, frente aos 210 Km/h do P7 195/55 R15 85H.

- E por último, algo que não se leva muito em consideração, mas é um fato: o Phantom é mais bonito.


Enfim, não encontrei motivos para comprar o P7, embora confesso eu que há alguns meses atrás eu comprei 4 unidades desse modelo por falta de informação, e por falta de bom senso do vendedor em me vender um produto mais em conta.

Caso você ainda não tenha se convencido, no site Melhor Pneu você encontra esta avaliação do Pirelli P7 e esta avaliação do Pirelli Phantom, lembrando ainda que você tem a opção de optar por outras marcas de qualidade semelhante ou superior.

Ah, essa página possui algumas informações interessantes.


72 comentários:

  1. Cara obrigado pela dica tenho um Fox 2010 e estou querendo um pneu bom com um bom custo beneficio da diferença de uns 80,00 cada, vou optar pelo Phanton, tomara que dure como o P7, meu fox esta com 23.000 e esta quase na hora de trocar. mesmo que dure 20.000 já vai ter melhor custo beneficio, já que a questão de conforto e segurança são bons.
    Valew amigo"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Deus!!!!
      Sempre coloquei P7 na minha Parati e eles duraram 50.000 da primeira e segunda vez e 57.000 da terceira! Hoje estou indo trocar pelo Phantom para testar, já que o Phantom (segundo o vendedor) roda 20% menos que o P7, mas custa 33% menos. Então se essas contas estiverem certas estarei economizando um bom tanto!!!

      Excluir
    2. Era tudo que precisava saber. Valeu garoto!

      Excluir
    3. Cara, valeu.
      Só uma observação: os meus P7, no voyage 1.6 2010, durou até agora, hora de trocar, chegando fácil nos 72000, no limite de segurança. Me encaixo no perfil de motorista normal kkk
      Fazendo rodízio, alinhamento e balanceamento corretamente.

      Valeu pela dica.

      Excluir
    4. Meus P7 estão com 47.000 e está quase na hora de trocar, pelo que percebi o P7 é um pouco melhor na frenagem comparado ao phantom. Valeu!

      Excluir
    5. Gente, vamos parar com mentiras. Sempre tive P7 e com muito cuidado e nunca passa de 35 mil. Menos galera, sem exageros.

      Excluir
    6. Estou chegando aos 30.000 km com o meu GS Essence e parece que ainda tem muito o que rodar. Vamos ver. No meu carro anterior, um Idea, rodei 52.000 Km com o P7.

      Excluir
    7. O anônimo acima do Luis está mal informado. Claro que um pneu pode rodar acima de 40.000km. Tenho um focus, com pneu p7 já com 43.000 e dá pra rodar tranquilo até os 50.000.

      Excluir
    8. Tinha um Punto calçado com P7 (original de fábrica). Vendi ele com 40.000km rodados e o pneu não estava nem meia vida ainda. Vale ressaltar que o uso era 60% estrada e 40% cidade e eu alinhava/balanceava/alinhava a cada 5000km religiosamente, porém não era cheio de frescura pra rodar, fazia uma condução normal (quem não gosta de cantar pneu as vezes saindo de um semaforo??rsrs)

      Excluir
    9. Tenho um voyage 1.6 que veio com o P7 está com 53.000 e soh vou trocar os pneus da frente que estão mais gastos...os pneus traseiros rodam muito ainda....mas gastar numa faixa de 340,00 eh brabo vou optar pelo phantom...

      Excluir
  2. Poxa! 23000 km eh bem pouco ao meu entender! Ou vc tem direçao bem agressiva ou os pneus estão desgastando demais... Abs

    ResponderExcluir
  3. Os pneus originais do meu fox 1.0, pirelli p7, estão precisando ser trocados somente agora, com 52 mil km.
    Sabemos que os pneus e peças em geral que são fornecidos a montadora tem um controle de qualidade melhor do que os fornecidos ao mercado de reposição, mas vou esperar a mesma kilometragem dos substitutos.
    Meu perfil de direção é misto, pego parte estrada e parte cidade (engarrafamento), rodo cerca de 50km diários. Vou me informar mais sobre o phantom e considerá-los
    na decisão de compra.

    ResponderExcluir
  4. Boa Dica, Tenho Um Fox 2010/2011 os P7 estão com 55.000 chegou nas marcas agora.

    Vou aproveitar a Sua Dica.

    PS.
    Carro de Uso Urbano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uso no meu Celta o FateO sentiva ar 360 195/55/15, estão com 40000 km e agora chegaram na marca do TWI. Este pneu é excelente no seco e no molhado, porem seu preço ficou alto e estou pensando em colocar os Phantom. Você sabe quais as diferenças entre os dois?. Compensa pagar mais pelos FateO?

      Excluir
    2. Tb tenho P7 no meu 408, e esta com 44.000 tiro fotos e provo que consegui o que foi citado acima. Me considero tb um motorista normal, rodo somente em rua pavimentadas e efetuo rodizio e alinhamento a cada 10 mil.

      Excluir
  5. gostei muito do P7 no meu Peugeot 306, ele rodou apenas na frente e chegou no final de sua vida lá pelos 50.000km, gostei muito. Mas agora, pelo preço, parece q vou de phantom

    ResponderExcluir
  6. Tenho uma péssima recomendação do P7, tenho 04 pneus P7 que estão com 15.000 Km rodados e já passaram da metade da vida útil.
    O carro já saiu cantando pneu em curvas que antes não cantava, quando passa em lamina d'água desestabiliza, se não tomar cuidado entra em aquaplanagem, fácil, fácil (pt.wikipedia.org/wiki/Aquaplanagem).
    Então, continuando, instalei 04 pneus P7 novos no meu Megane 2008, com a mecânica e a suspensão perfeitas como foi constatado na revenda que me vendeu os P7, mesmo com alinhamento eletrônico, balanceamento e rodízio a cada 5.000 Km calibrados com nitrogênio e o problema persiste, nesse período já foram 04 séries de alinhamento. Levei o carro para a vistoria em duas revendas PIRELLI e eles não encontraram nada de anormal no carro, entretanto o laudo (3243410) da PIRELLI é ridículo, confirma que os 04 pneus apresentam desgaste prematuro (provavelmente por apresentar uma borracha de baixa qualidade), mas pode ser por dirigir em estradas com muitas curvas, subidas e descidas e ponto final, embora assuma que ocorreu desgaste prematuro a PIRELLI não vai trocar os pneus! Meu carro circula normalmente pelas ruas de São Paulo, é um carro de passeio, não faço rally com ele! Acho então que a PIRELLI deveria avisar o consumidor que o P7 é somente para dirigir em ruas planas com asfalto extremamente liso, sem água e principalmente em linha reta, isso sim é uma piada pronta, como diria o Macaco Simão.
    Minha recomendação, NÃO COMPREM NENHUMA LINHA DA PIRELLI, existem marcas mais idôneas no mercado.

    ResponderExcluir
  7. o meu pneu p7 gol power g5 esta com 78000km ,rodo muito em temperatura elevadar na pista e estrada de chão, e so vou troca agora porque irei fazer outra viagem ao nordeste e vou rodar aproximadamente 7000km , o estrepe numca foi ao chão, nunca teve um furo,e falta aproximadamente 2mm para faixa de segurança do pneu.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado por essas informações prestadas meu amigo.
    Foi de grande valia.
    Grato.

    ResponderExcluir
  9. Tenho Pirelle P7 no meu Polo sedan 2010 e esta com 30.000km e os dianteiros ja estão bem gastos, quase na marca, para rodar na cidade está bom, mas para estrada gosto de pneus novos e devo trocar, os traseiros estão zeros e todos eles nunca furaram, nao tenho nada que reclamar do P7 segura bem nas curvas e olha que é um sedan e na chuva tambem, só o preço acho meio salgado em vista de outros, vou pesquisar sobre o phantom que pelo visto é mais barato e se for bom como o P7 está otimo, obrigado pelas informaçoes

    ResponderExcluir
  10. Pessoal, tenho um vectra hatch GTX e as medidas do pneu são diferentes 225/45 R17, já rodei 75.000 Km (grande parte na estrada) com P7 e só agora vou trocá-los. Alguém tem experiência com Pirelli fhantom nestas medidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No jetta tsi tenho 4 phantom já rodei 13 mil e acho que roda mais 13 mil.

      Excluir
  11. Tenho um Fox 1.6 2010 que veio com pneus Bridgestone Turanza ER30 195/55H R15, atualmente está com pouco mais de 59.000km rodados e só agora chegou no ponto de troca. Tenho direção bem agressiva, já minha esposa mais moderado. Creio que o segredo é ter pneus sempre bem calibrados e alinhamento e balanceamento nos padrões. Vou esperar chegar aos 60.000km rodados para efetuar a troca.

    ResponderExcluir
  12. pessoal, tenho um hyundai I30 com 4 pneus 225/45/17 phantom, esses pneus são muuuito barulhentos!! são ótimos para chuva, porém possuem um ruído fora do normal.

    ResponderExcluir
  13. Tenho um Agile 2010/2011 peguei zero com pneus goodyear 185/60/15 rodei 77.000km, sempre fiz alinhamento, balanceamento, e rodizio a cada 10.000km.

    Troquei pelo pirelli phanton 195/55/15, notei 2 diferenças grandes na troca de modelo de pneu.

    1º: o phanton me parece mais macio em pisos inrregulares (buracos), transmite menas vibração e ruidos para o interior do veiculo.

    2º: Achei que nas curvas o phanton não mantem a mesma estabilidade do goodyear. Com o godyear eu entrava em curvas fechadas a 90km/h e o carro mantia a trajetória da curva. Agora com o phanton eu até entro nas curvas á 90km/h, mas ele começa a puxar o carro pra fora da trajetória da curva, ou seja, invade a faixa do lado e da impressão que vai perder o controle do carro.

    Mas acho que mesmo com esse ponto negativo, o custo beneficio vale a pena optar pelo phanton.

    ResponderExcluir
  14. Amigos,
    To nessa dúvida tb. Peguei um corolla e com 41mil já to achando sofridos. São P7 205/55 r16.
    Achei bem significativa a diferença. Acho q vou de phantom.

    ResponderExcluir
  15. Meu Vectra tem os P7, aro 16, 205/55. Duraram uns 45.000 km até chegar na marca do TWI. Vou colocar o Phantom pra ver no que dá.

    ResponderExcluir
  16. Boa noite!

    Resolvi compar o "tal" Pirelli Phanton na loja Dellavia em SP.
    Recebi em Santa Catarina ( muito bom o sistema da loja )

    Bem, o pneu é barulhento, acabou com 38 mkm e acredito ter mudado o consumo de combustivel..

    Após comprar novamente os Continental 225/45 17 que rodaram por 60mkm anteriormente...

    Pirelli é muito bom, porém o Phanton é uma segunda linha...

    Não aconselho

    ResponderExcluir
  17. Para saber a real durabilidade do pneu faça a leitura da inscrição Treadwear no pneu, quanto maior maior será a durabilidade do pneu.

    ResponderExcluir
  18. Você é meio confuso, fala que não tem como dizer qual pneu dura mais pq depende do estilo de dirigir do motorista e depois reclama do rendimento quilometrico...

    ResponderExcluir
  19. Francamente parece que fica em cima do muro; até agora não fui convencido que phantom é uma boa compra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Acredito que se fizer rodizio dos pneus sempre a cada 10.000 km, qualquer pneu de qualquer marca vai durar uma média de 50.000 km, basta saber usar, e fazer o rodizio no período exato.

      Excluir
  20. Os meus Pirelli Phantom 225 / 45 R17 (Jetta) foram condenados com 14.000 km devido ao ruido excessivo. Levei na Della Via e o super sabido técnico, depois de me falar um caminhão de asneiras, disse que se tratava de problema 'externo' ao pneu.....Sem garantia alguma resumindo.

    Apenas admitiu que se trata de 2ª linha da Pirelli. Engraçado que quando comprei, a estória era outra....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu também Fabio!! utilizo em um POLO Sedan R15 195/55 e estava com um ruído absurdo após os 10.000km rodados com esse pneu. o técnico informou que era um desgaste irregular dos pneus e que a garantia não cobria!!!

      Excluir
    2. Coloquei 04 Pirelli Phantom em meu Polo e com 06mil Km eles começaram a escamar dando a impressão que havia um rolamento danificado, em contato com o tecnico ele me deu o mesmo laudo do Sr. Fabio Guerreiro, "probelma externo ao pneu, onde o mesmo apenas deu Ctrl+c e Ctrl+v no laudo me passado, sem falar o desgaste excessivo deste pneu vagabundo. FUGA DA PIRELLI!!!

      Excluir
  21. Acabei de colocar os Pirelli Phantom 195/50 15" e estou muito satisfeito.Sai dos Pirelli P6000(lixos barulhentos, inseguros porém bastante duráveis, não gostei nem um pouco) e tenho a elogiar o silêncio ao rodar, estabilidade tanto em curva quanto em alta velocidade, só não tive oportunidade de testa-los na chuva mas creio que não vá ser um problema, a geometria deles é bem acertada, eu os indico porém PEÇO para que fujam desses Pirelli P6000!!!

    ResponderExcluir
  22. Meu Polo é 2011, sou único dono, rodo 600 km por mês só em estradas, ele tem pneus Pirelli 195/55 R15 originais, fiz rodízio com 67.000km, creio que ainda dá pra rodar mais 5.000km, porque fiz alinhamento e não ficou como o alinhamento de fábrica, deve ser por causa dos desgastes na estrutura dos pneus, mas estou satisfeito e vou adquirir o mesmo modelo na próxima troca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro anonimo concordo c vc . Tenho um fox comprado em 22 dez 2011 onde ja rodei 73.000 km ate a presente data e falo c propriedade : meus pneus ainda rodam mais uns 8.000 km brincando. Esse P7 e um otimo pneu.

      Excluir
  23. Galera, tenho um Polo 2008 com 90 mil km, os primeiros fazendo rodízio a cada 10 mil km duraram 45 mil, bem aproveitados e sempre com rodízios, mas quando fui comprar uns novos, pesquisei e na época o 195/55 R15 estavam em torno de 380,00 cada, optei por uma outra marca depois de muitas pesquisas, comprei MAXXIS MA-V1 205/50 R15 por 220,00 cada, resultado, já rodei mais 45 mil km, e ainda aguenta mais uns 5 mil fácil, os sulcos ainda não estão no limite estipulado pela montadora (tem um gabarito de segurança). Não me arrependi e não tive problemas. Pirelli, Goodyear e Michellan são muito mais caros, e hoje "novas" marcas atendem por quase metade do valor!

    ResponderExcluir
  24. Só uma dica: Comprei os meus pneus Phantom no site do kmvpneus.com.br por apenas R$239,00. Uma bagatela!!!

    ResponderExcluir
  25. já usei o turanza e potenza da bridgest no vectra 2011 taxi os dois chegaram a 58000 mais péssimos de chuva

    ResponderExcluir
  26. tenho uma montana 2011 e troquei de marca da goodyear pela pirelli pelo fato de ter dado problemas em 2 pneus ... to muito satisfeito pelos pneus phantom 195 55 15 e fora que dava uma diferença de 100 do p7 !

    ResponderExcluir
  27. Ola, tenho um gol power 2010 e vou ter que trocar um pneu, então vou utilizar o estepe que é zero e o que vou comprar estou na dúvida, pois o estepe é 195/55r15 P7, será que posso por um phantom ou tem que ser o P7

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb tenho essa duvida

      Excluir
    2. Não pode colocar pneus diferentes no mesmo eixo. Ou seja, os dois pneus em um mesmo eixo (dianteiro ou traseiro) devem ser iguais.

      Excluir
  28. Vale a pena ler...
    http://www.reclameaqui.com.br/4460069/pirelli-pneus-s-a/fragilidade-do-pneu-pirelli-phanton/

    ResponderExcluir
  29. Senhores, tenho um Peugeot 408, veio de fábrica instalado com P7 225/45/R17. Durabilidade de 45.000 km. Para mim, uma quilometragem normal. Instalei 4 pneus novos Phanton 225/45/R17, vamos ver quantos quilômetros eles aguentarão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tudo bem ? qual é a sua opnião agora que se passaram alguns meses de uso, vc recomenda? Pois tenho o mesmo modelo de carro.

      Excluir
  30. Eu tenho um Vectra GT-X com 20 mil km, rodando com o P7. Até o momento estão em excelente estado!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. troquei os pneus de meu honda civic 2009/10 da marca googyear excelence 205 55 r16 com 52 mil km mas ainda rodava nais seus 5000 tranquilo. Coloquei o Pirelli Phanton, mesma medida faz 5 dias e de imediato senti muita rolagem. Tipo vc sente o peso do carro deslocando no pneu, que estranho. Nos outros tipo eu virava o volante e o carro obedecia tipo firme, de pronto. Agora com esses phanton, o carro se vc vira o volante rapidamente, senti o pneu firme no chão mas o carro desloca levemente, como se os pneus tivessem descalibrados. Ficou estranho. Senti eles mais altos que os anteriores, dando a impressão de da banda ser de 60 em vez de 55. Alguem teve essa experiência?? È normal isso?? Eu dirijo alguns outros carros de passeio, e achava que esse efeito era normal nesses carros normais, mas o civic era mais tipo firme nas manobras e agora ficou desse jeito. estranho mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os pneus demoram um determinado período até "assentarem", acredito que esse comportamento seja normal nos primeiros kilometros...

      Excluir
  33. Tenho 2 Phantom em um fox 2011 e não compro mais este pneu, faz muito barulho, fui até no mecnico achando que era rolamento...pesquisando na internet achei duas pessoas reclamando do mesmo problema no site do reclameaqui

    ResponderExcluir
  34. Senhores,

    Preciso comprar pneus onde vocês compram. Tenho um FOX 2011 com 58000 km e já vou para a terceira troca. Os da segunda estão praticamente carecas. Sem tocadas agressivas é claro.

    ResponderExcluir
  35. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  36. Parabéns ao post, muito útil. Estou com um VW Bora com P7 195/65 15. Está na hora da troca. Já estava indo para o Phanton, mas me parece que há uma grande gama de reclamações. O P7 se comportou muito bem durante os 60 KM utilizados. Vou apostar nos MICHELIN Energy XM2.

    ResponderExcluir
  37. Valeu pela dica! Vou experimentar o Phantom pelo em função do preço. Não tenho o que reclamar do P7 205 55 aro 16 original do carro que está sendo trocado aos 57.000 km. Acho ele extremamente silencioso em alta velocidade. Vou analisar como o Phantom se comporta.

    ResponderExcluir
  38. Pessoal, coloquei 02 Phantom e me decepcionei completamente. Estão com apenas 16.000km rodados e já vou ter que trocá-los, foi o barato que saiu caro. Não compro mais e não recomendo de forma alguma!

    ResponderExcluir
  39. Penso que pela diferença de preço, o P7 seja melhor. Tenho P7 no meu Fox e diferente do que muitos falaram, em pista molhada ele é ótimo e em frenagens nunca vi um pneus que conseguisse segurar tanto um carro. Tive a experiencia triste de pegar um paralelepípedo no meio de uma rodovia, o carro chegou a pular, entrou 2,5cm do aro de ferro e não danificou o P7. O borracheiro não acreditou no que tinha visto. Por isso, penso que por causa de R$: 90,00 de diferença, vale a pena ir colocando o P7. Cada um pensa de uma forma.

    ResponderExcluir
  40. Obrigado pelas informações.

    ResponderExcluir
  41. O barato sai caro!!!!

    ResponderExcluir
  42. Esse pneu Phantom foi feito para quem quer trocar p/ aumentar a largura da banda de rodagem (de 185 p/ 195 por exemplo) sem perder performance no molhado, tendo em vista que com pneu maior a pressão no solo é menor e o escoamento da água é prejudicado.

    ResponderExcluir
  43. meu fox esta equipado com o p7 e ja esta com 79.000km .
    O segredo é manter o carro alinhado.

    ResponderExcluir
  44. meu fox esta equipado com o p7 e ja esta com 79.000km .
    O segredo é manter o carro alinhado.

    ResponderExcluir
  45. Bom, tenho um Golf GTI e coloquei 4 P7 com 85 mil km. Hj o carro está com 130 mil km e preciso trocar. Estável, confortável e resistente... não tenho o que reclamar do P7, até porque forço e muito os pneus. Agora vou colocar o Phantom e ver no que dará! Vlw a dica, pessoal!

    ResponderExcluir
  46. é ATÉ ENGRAÇADO ler algo como "não comprem pirelli, há marcas idôneas no mercado", como se estivéssemos falando de REMOLD... a pirelli é a unica marca na FÓRMULA 1... mas tem gente que acha que pro carro dele não presta. (não tenho NADA COM A PIRELLI, sou servidor público. Mas é fato que é difícil de engolir declarações estapafúrdias)

    ResponderExcluir
  47. fracos, rodei 55mkm com um P7... e não chegou no limite de segurança, vai tudo do tipo de condução e piso utilizado

    ResponderExcluir
  48. Tenho um VW Fox 2011/2012 com pneu P7 com 88 mil KM rodados e estou preste a torcar os pneus pela primeira vez. Creio que pela quantidade de reclamações esse Phantom seja uma fria! Ainda vou conseguir economizar utilizando o estepe, que nunca foi usado, e comprar só 3 P7 195/55R15, que está saindo o mesmo preço de 4 Phanton.

    ResponderExcluir
  49. Bom pessoal! É muito legal as opniões de cada um!!! Fazendo uma busca na internete voltado ao valor dos pneus, observo um disparate entre o P7 e o Phanton (516,57 x 323,20) no site caçula de pneus, uma empresa com ótimo preço e bem renomada! Logo,193,37 de diferença para cada pneu pesa muito na decisão da compra!!! Ficaria com Phantom!!!

    ResponderExcluir
  50. Complementando minha opinião acima, referência do pneu (215/45r17) 91v...

    ResponderExcluir
  51. Pessoal! Comprei o Phantom 195/50/15 e não tenho do que reclamar. Confesso que fiquei preocupado com alguns comentarios que li. Mas a diferença de preço entre o P7 e o Phantom é grande. Ja rodei por volta de 1.000 kms, peguei estrada, andei em alta velocidade e não vi nada de anormal. Portanto fica a dica. Abs

    ResponderExcluir